quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Avante Rio!

O Rio de Janeiro está sob ataque! Bandidos incendeiam carros; tiroteios, bombas e arrastões ocorrem em mais de um ponto da região metropolitana.

É ataque, mas não é guerra, porque guerra é um conflito reconhecido e formal, onde os inimigos estão definidos, e o confronto é oficial.

Bandidos não declaram guerra, porque bandidos não são e não devem ser reconhecidos como grupo organizado da sociedade democrática. Bandidos estão e são foras-da-lei.

O que estará acontecendo?

Tudo parece indicar um ato de desespero. Quem sabe, reação às UPPs, e a outras medidas de contenção do crime.

Quando bate o desespero, resta o terror, para tentar convencer o Estado de uma pujança, que, de fato, está em declínio.

Que fazer?

Resistir! Resista carioca! Não se deixe intimidar, o Rio está vencendo o confronto com o crime que tenta se organizar. É uma luta sem tréguas. E será longa. Mas a sociedade civil, democraticamente organizada, avançou. Não recuem... nem um milímetro! Não negociem!

Que as autoridades do Rio de Janeiro, capital estética de nosso país, continuem a atacar o crime em todas as suas manifestações. Essa violência, se ainda não é o estertor do crime que se pretende organizado, é um espasmo, que mais denuncia a vitória da sociedade do que pode parecer à primeira vista.

Que os líderes da sociedade civil se irmanem em torno da resistência à violência criminal.

Avante Rio! A sua vitória é a vitória de todo o Brasil.


- Posted using BlogPress from my iPhone